sábado, 16 de julho de 2011

Educação Física


Eis que chegamos à minha área. Computação? Não, Educação Física. Como você pôde ou não notar, fiz leves críticas às demais áreas do conhecimento. Como podia ser diferente, e será, eu obviamente defenderei a Educação Física. Por quê? Porque eu não sou burro o bastante para me auto criticar.

Muitos profissionais criticam as pessoas que optam por cursarem Ed. Física. Dizem: "Isso é coisa de vagabundo"; "Nessa faculdade você passa 5 anos estudando para aprender a armar uma rede de volei"; "Educação Física? Qual a próxima área que irão inventar? Faculdade de recreio?".

Pois bem, para todos vocês, críticos alucinados que pensam que nós, professores de educação física somos apenas que ganham dinheiro de forma fácil, leiam ou não.

Tudo começa com o vestibular:
Crítico:
-"Ah, Ed. Física tem mais vagas, é mais fácil".

Sim, tem mais vagas. Entretanto, tem mais concorrentes. Então, vai lá, sem conhecimentos necessários para ver se consegue passar.

Se manter na faculdade de Ed. Física é mais fácil? Sim, é fácil. Só temos milhares de horas de estágio para cumprir. Fora que há matérias superlegais como Bioquímica Celular, Anatomia, Fundamentos e IMC.

Estou reclamando? Não, mas para quem pensa que é fácil...

E depois que você conclui o curso? Todos os anos muitos profissionais se formam. E se você acha que o vestibular estava meio  complicadinho, tentar conseguir um bom emprego é ainda mais difícil.

Eu nunca vi, na televisão, um depoimento de uma pessoa, que pela condição de vida bandida que leva, teve uma melhora através de outras áreas do conhecimento, há não ser pelo esporte (Ed. física)

Depoimento de um jovem que vive em condições miseráveis:

"É, minha mãe sempre trabalhou para sustentar eu e meus 3 irmãos. E aqui no Rio a situação é complicada. Morávamos num barraco, e bem, vendo que nossas vidas estava piorando, eu entrei no mundo do crime. Comecei a usar e vender drogas. Mais usava do que vendia. Cheguei ao fundo do poço. Mas hoje, estou curado e libertado dos meus vícios e problemas. Depois que conheci a matemática, minha vida mudou. Os teoremas e fórmulas me ajudaram. Treino todos os dias, para me sair bem nas Olimpíadas de matemática. E graças a esta ajuda, me tornei o melhor aluno da 4º série, por 5 anos consecutivos.
Agora que a matemática me salvou, estou somando amor e subtraindo o sofrimento de minha família".

Fantasioso? Talvez sim, talvez não. Pode até ter pessoas mudando de vida através de outras áreas do conhecimento, porém são casos isolados, não se comparam com a influência que a Ed. Física impõe sobre o mundo.

E o professor de Ed. Física não é aquele que simplesmente ensina fundamentos de esportes. Ele pode ser, acima de qualquer outro professor, pelo fato de muitas vezes ser o mais  querido pelos alunos, aquele que através do esporte e métodos lúdicos disciplinar e educar os mesmos.

A culpa dos profissionais dessa área serem julgados da maneira que são não é nossa, é do sistema. O sistema nos inibe de fazer mais coisas para melhorar a educação dos alunos e a escola em si.

Espero que os futuros professores e profissionais da área que estejam lendo esse post, não sejam apenas "mais um", mas que sejam os que farão a diferença. Mentira.

É isso ai galera, fica aquele abraço.

0 comentários:

Postar um comentário