sábado, 21 de maio de 2011

Faculdade: As áreas do desconhecimento (Parte I)


E depois de um longo período (de duas semanas) voltamos a postar. E eu sei que por trás desse rostinho desanimado, existe um sorriso sincero. Ou não.

O motivo desse post é unica e exclusivamente para nada debatermos sobre a escolha de uma faculdade. Não, não é a escolha de para qual faculdade você vai, e sim para que área do desconhecimento você vai.

Ontem, ao voltar da minha faculdade, estava em uma discussão muito agradável com meus colegas. Conversávamos sobre o que estudamos, a finalidade de nossos cursos, por que escolhemos esta área, enfim, falávamos sobre a nossa carreira. Aí meu amigo, como boa parte da sociedade, disse, em suma, que Educação Física era  uma perda de tempo. Eu, como um futuro professor de Educação Física, simplesmente ignorei. Entretanto, as palavras desse mentecapto, não saíram da minha cabeça, e hoje resolvi fazer essa merda esse post que vocês estão lendo.

Eu tinha duas opções ao começar esse post:
- Elogiar e falar de todas as coisas boas que se pode aprender na faculdade.
B- Criticar e falar de todas as coisas boas que se pode aprender na faculdade.

Confesso que fiquei em dúvida. Mas como é sempre bom ter uma visão crítica do mundo... Vamos criticar.

Para que serve as áreas do desconhecimento?

Biologia
É, confesso que é uma excelente matéria. Mas, para que serve? Será que eu realmente preciso saber biologia? Preciso realmente conhecer o Reino Plantae, Reino Fungi, Reino Animalia, Monera, Protista? Será que eu preciso saber que Lamarck defendia uma tese de que "quanto mais usamos um órgão, mais ele se desenvolve, e que as próximas gerações já terão esse órgão desenvolvido"? Será que eu preciso estudar a tese de Lamarck e de outros fanfarrões, e um tempo depois descobrir que eles estavam errados? Será que eu preciso saber diferenciar Pteridófitas, Xerófitas e Briófitas? Na boa, na minha modesta e grotesca opinião só existe três tipos de plantas: As que dão frutos, as que fazem o papel e as que precisam ser derrubadas para construirmos casas em locais irregulares. Precisamos mesmo conhecer as células do nosso corpo? Dane-se a mitocôndria, ela tem complexo. Seria muito mais proveitoso se estudássemos só o corpo humano e reprodução, em aulas teóricas e práticas.

Filosofia 
Ah, ser ou não ser? O objetivo da filosofia é simples e claro: confundir e complicar. Como se a vida de estudante já não fosse difícil, ainda temos de conviver com pensamentos de pessoas que viveram antes de Cristo. Se é que realmente existiram. Será que ninguém pensa hoje em dia, e por isso somos obrigados a nos basear em Platão, Sócrates, Aristóteles? A Filosofia Grega? Eu nem sei como os gregos tinham tempo para filosofar, tendo em vista que eles estavam ocupados demais presenteando os troianos. E para um filósofo não existe nada melhor do que confundir um ser. E para um ser, não existe nada pior do que conversar com um filósofo. Quando eu estava no Ensino Médio, especificamente na aula de filosofia, perguntei para a professora:
-"Professora, briguei com alguns amigos, e agora fiquei meio isolado, um tanto quanto retraido. O que devo fazer?"
Ela disse:
-"É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil. O homem é um ser social ."

Né...?
Filosofia é coisa de louco.

História
Não entendo o "por quê?" de estudar história. Não sei se conhecer pessoas que cometeram altas cagadas grandes erros no mundo vai me fazer um ser melhor. Meu professor sempre me disse:
-"Observar e analisar o erro dos antepassados pode ser útil para que nós não cometamos os mesmos erros."
Na boa, aposto que Hitler teve aula de história quando muleke, e nem por isso deixou de matar boa parte dos judeus. E lá no Oriente Médio? Não rola uma aulinha de história para a Al Qaeda? Esse negócio de aprender com o erro dos outros é pura balela. E a pré-história? Será que eu preciso mesmo saber como eles caçavam, se alimentavam, dormiam, migravam, morriam, e etc? Para que que eu tenho que saber que o Neander era o Tal na sua época? Eu não preciso caçar nem confeccionar roupas com couro de mamute.   Não preciso mais estudar guerras e nem revoluções, pois as pessoas estão cada vez mais conscientes, e sabem que guerras não levaram e nem levarão a lugar algum. Tivemos revoluções na França, na Inglaterra, na Holanda, na Bélgica, Alemanha, Brasil, Argentina, Cuba, Chile, Venezuela, Austrália, Áustria, África, Egito, Russia, Estados Unidos, e se abusar até em outros planetas. Mas a questão é: quando é que vamos ter uma revolução em nossas mentes? Por que estudar história já está ficando chato.

Obs: Essa foi a primeira parte dessa bagaçã, se você gostou eu vou esperar que você siga este blog. Se você não gostou, eu vou esperar que você siga este blog. A nossa segunda parte será... não sei quando será. Mas aguardem...

4 comentários:

Anônimo disse...

Segunda parte, já!

Jeferson disse...

Aguardem..

Unknown disse...

Eu axo q seria muito util aprender a fazer roupas de mamute..vai q 2012 acontece e voltamos a era do Gelo kkkkkkk..fiko massa a primeira parte

Jeferson disse...

Hahahaha
Talvez até seja útil mesmo. Não tinha visto por esse lado.

Postar um comentário